Nota Introdutória

ESTAMOS A CONSTRUIR O NOSSO WEBSPACE

A construção deste website vem na sequência de um trabalho de fundo que tem vindo a ser realizado pelos alunos da cadeira de Prospecção Geotécnica do curso de Engenharia Geológica, desde 2003. Fantástico trabalho de equipa onde todos foram mestres e todos foram aprendizes dando, partilhando e recebendo as experiências e mais valias que são pertença de cada um.

Partindo, nos primeiros anos da vulgar edição de documentos de texto e apresentações power point, passou-se numa segunda fase (até 2011) à criação de um master que gere todo um vasto conjunto de ferramentas produzidas ou colecionadas (power points, textos, folhas de cálculo, fotografias e filmes). O trabalho produzido em quase uma década gerou resultados espectaculares, materializados numa ferramenta denominada manual eletrónico evolutivo. Em termos práticos, no inicio de cada período lectivo, é apresentado o documento actualizado proveniente do ano anterior, e lançado o desafio de o melhorar, complementar ou fazer crescer, resultando daí duas importantes consequências: o tipo de sessões varia todos os anos, estimulando a evolução do próprio sistema, ao mesmo tempo que a experiência formativa se traduz na construção de uma ferramenta de inegável valor (técnico e emocional), preparada para poder evoluir com a experiência profissional de cada um. Um e-manual em movimento perpétuo.

Para além disso, na sequência desse trabalho produziu-se ainda:

1) um festival de curtas-metragens técnicas (Mostra Audio - Geo - Visual) baseado nos trabalhos produzidos até 2007, muitos dos quais fazem ainda parte dos actuais manuais evolutivos)

2) publicados dois artigos relatando a experiência formativa, um em symposium de ensino internacional (Espanha), outro no Congresso Nacional de Geotecnia.

Procurando acompanhar a evolução tecnológica, em que a web representa uma ferramenta fundamental de consulta e aprendizagem, em 2012 iniciou-se uma 3ª etapa que visa o desenvolvimento e re-adaptação do trabalho realizado anteriormente a conteudos web. Essa etapa dá ainda os primeiros passos, razão pela qual a ferramenta serve sobretudo de base de trabalho na divulgação e lecionação dos conteudos da disciplina. Ano após ano, com o trabalho desenvolvido nos periodos lectivos, esperamos ir completando os conteudos em falta ou menos desenvolvidos, melhorando a sua gestão e aumentando sustentadamente a sua qualidade de modo a poder:

1) fomentar a participação de ex-alunos que contribuirão com as suas próprias experiências para o enriquecimento dos conteúdos

2) abrir à participação generalizada da comunidade cientifico-tecnológica

O docente de Prospecção Geotécnica