Objectivos de Caracterização

E-mail Print PDF

 

De uma forma genérica, pode-se dizer que a caracterização do comportamento tensão-deformação-tempo do solo deverá contemplar ensaios de campo, ensaios laboratoriais e observação do comportamento em escala real.

As vantagens e limitações dos tipos de ensaios abordados podem ser descritas, mais detalhadamente, na tabela que se segue:

 

Na prática corrente, devido à dificuldade em obter amostras indeformadas de elevada qualidade, é habitual considerar-se que os ensaios laboratoriais são menos adequados quando comparados com os ensaios de campo. Outra forte razão, para o recurso menos frequente aos ensaios laboratoriais, prende-se com a morosidade dos mesmos, muitas vezes não compatível com o ritmo de avanço das obras. No entanto, as limitações dos ensaios "in situ" conduzem, em muitos casos, à aplicação de correlações empíricas ou semi-empíricas para obtenção dos parâmetros geotécnicos. A dificuldade reside no facto destas correlações serem variáveis com os tipos de solo, condições de depósito e condições de solicitação, isto é, variam com o local e com a obra, de forma mais ou menos acentuada.

Apesar de tudo, os ensaios “in situ” são de extrema importância na determinação das propriedades geotécnicas dos materiais: resistência, deformabilidade, permeabilidade, etc.

 

Departamento

Repositório

Autenticação