Como já foi referido, o número e profundidade das investigações constituem aspetos essenciais a ter em conta numa campanha de prospeção. No entanto, aliado a estes aspectos surge uma outra preocupação – definição de malhas.
As malhas correspondem à organização espacial das sondagens e ensaios, isto é, à forma como são distribuídos no terreno. Naturalmente, esta distribuição variará consoante o tipo de obra que se está a realizar:
- Obras em linha (Ler mais);
- Edifícios (Ler mais);
- Pontes (Ler mais);
- Túneis (Ler mais);
- Barragens (Ler mais).
Como exemplo de obras em linha temos: estradas, caminhos-de-ferro e túneis.
Nestas situações, os ensaios são executados ao longo do eixo da obra.
As malhas obtidas na construção de um edifício ou num grupo de edifícios mostram-se nas figuras que se seguem.
Como se pode constatar na figura anterior a posição das sondagens, representadas pelos pontos a vermelho, seguem uma determinada ordem de forma a serem obtidos perfis em “X”.
Se em vez de um, forem construídos vários edifícios, o objetivo continua a ser obter perfis em “X”, mas as sondagens seguem uma disposição diferente (Figura 3).
No caso das pontes as sondagens realizam-se segundo a malha - quincôncio, representada pela figura que se segue:
Como se pode verificar as sondagens são realizadas intervaladamente. No entanto, se pelos perfis traçados se constatar que o terreno é muito heterogéneo, realizam-se as sondagens sem o intervalo verificado anteriormente (Figura 5).
Neste caso, há mais variedade de perfis obtidos, tal como a figura indica. Assim, as conclusões obtidas serão com certeza mais fiáveis.
As sondagens realizadas nos túneis formam a geometria que a figura acima evidencia – sondagens realizadas em linha com um determinado espaçamento entre elas. No caso dos túneis, entre cada sondagem aplica-se a geofísica elétrica, e nas extremidades dos mesmos recorre-se a métodos sísmicos.
Relativamente às barragens, as sondagens a realizar processam-se na zona de fundação, na zona de taludes e na zona de albufeira, tal como sugere a figura 7.