Métodos Electromagnéticos

E-mail Print PDF
Article Index
Métodos Electromagnéticos
GPR (Ground Penetrating Radar)
All Pages

 

Métodos Electromagnéticos

 


Os métodos electromagnéticos são aqueles que estudam a resposta do terreno quando sujeitos a propagação de energia electromagnética.

A grande variedade de formas de geração ou detecção deste tipo de campos electromagnéticos dão lugar a um maior número de técnicas de aplicação do que qualquer outro método geofísico.

Estes métodos podem-se classificar em dois grupos:

Técnicas onde predominam as correntes de indução e técnicas onde predominam as correntes de deslocamento, como ilustra o gráfico seguinte.

ElectromagDivisao

Método electromagnético em domínio de frequências

Consiste na emissão de ondas electromagnéticas de uma bobine emissora até uma receptora situada na superfície do terreno. A profundidade de penetração depende da frequência da bobine emissora que pode oscilar entre 100Hz e 10kHz, bem como da distância entre as bobines emissora e receptora.

O método consiste em posicionar o emissor e receptor a uma certa distância (normalmente entre 5 a 50 metros) e indo deslocando-os em intervalos regulares ao longo de perfis. Em cada ponto de medida o resultado obtido refere-se ao ponto situado a meia distancia entre o emissor e receptor e a uma profundidade que depende da frequência usada, bem com da posição das bobines (horizontal ou vertical).

Método electromagnético em domínio de tempos

Este método consiste no registo das variações ao longo do tempo do campo magnético secundário gerado, enquanto o transmissor não emite. Isto evita ruídos e permite utilizar a bobine emissora como receptora.

Método electromagnético de fonte de indução distante (VLF – "very low frequency")

Este método diferencia-se dos anteriores devido a fonte emissora ser uma estação distante. O campo primário é gerado por antenas de radio distantes (centenas ou milhares de quilómetros) de muita baixa frequência.

A grande vantagem destes sistemas, independentemente da sua precisão é evitar o transporte para o campo de equipamentos pesados que possam gerar um campo electromagnético primário, utilizando apenas bobines que captem o campo resultante. As ondas electromagnéticas emitidas encontram-se entre 3 a 30 kHz, e cada emissora tem uma frequência específica.



 

Departamento

Repositório

Autenticação