Métodos Sísmicos - Sísmica de reflexão

E-mail Print PDF
Article Index
Métodos Sísmicos
Sísmica de refração
Sísmica de reflexão
All Pages

 

Sísmica de reflexão

 

 Este método consiste em medir os tempos de chegada das ondas sísmicas aos geofones após terem sido refletidas pela superfície de contato entre as várias unidades litológicas. A partir dos tempos de chegada e das respetivas velocidades é possível reconstruir a trajetória das ondas P e delimitar a disposição dos horizontes sísmicos ao logo do perfil. A clareza com que estes dados de reflexão surgem, dependem de um coeficiente de reflexão que depende da amplitude da onda incidente e refletida, da diferença de densidade entre o material inferior e superior e da relação da velocidade de propagação das ondas P entre ambos os materiais. Quanto maior é a diferença entre os materiais que limitam uma superfície, maior será a reflexão.

O coeficiente de reflexão R é definido pelas densidades e velocidades sísmicas entre dois materiais.

R = (?2V2 - ?1V1)/(?2V2+ ?1*V1)

 

Onde:

R - Coeficiente de reflexão

?1 e ?2 - Densidade das camadas 1 e 2

V1 e V2 – Velocidade das ondas sísmicas nas camadas 1 e 2 respetivamente

 

Uma parte da energia sísmica entre duas interfaces entre dois materiais diferentes é refletida. Existem normalmente várias camadas sob a superfície da terra que proporcionam reflexões em sismogramas. Portanto, dados de reflexões sísmicas são mais complexos do que dados de refração, porque são estas últimas chegadas que fornecem informações sobre as camadas mais profundas. Nas partes finais dos registos há mais ruídos, o que faz com que as reflexões sejam difíceis de serem separadas a partir do registo não processado. Na figura 8 está representada a direção de propagação de várias camadas.

  

sismica  reflexao

Figura 8 – Sísmica de reflexão aplicada a várias camadas

 

O registo da chegada das ondas na sísmica de reflexão podem ser vistas na Figura 9. Os recetores estão arranjados de um lado do disparo, o qual está situado a 15 m do primeiro geofone. Várias chegadas estão identificadas na figura. Notar que o ganho é aumentado abaixo do traço para manter os sinais com aproximadamente o mesmo tamanho.

  

registo reflexao

                                                      Figura 9 –Registo de reflexão sísmica

  

O processamento de dados deve ser orientado pela qualidade dos registos de campo e um extremo cuidado deve ser tomado para não gravar refrações ou artefatos indesejáveis gerados por reflexões.

 

Aplicações

A sísmica de reflexão é usada num vasto campo de aplicações, que podem ser divididas em três categorias dependendo da profundidade:

- Aplicações perto da superfície - Geralmente usada em levantamentos de engenharia e ambientais, para uma profundidade de cerca de 1 Km. Por exemplo, a exploração de carvão, ou exploração mineral. Recentemente este método tem vindo a ser usado na prospeção de energia geotérmica.

- Exploração de hidrocarbonetos - Este método é bastante usado na indústria de hidrocarbonetos, para obter um mapa de impedância acústica a uma profundidade de cerca de 10 Km. Este método pode ser combinado juntamente com outros métodos para obter um modelo geológico de uma determinada área de interesse.

 - Estudos da Crosta terrestre - Este método permite um estudo aprofundado até à origem da crosta terrestre. Pode ir desde a descontinuidade de Mohorovicic até profundidades de 100 Km. 


 

  

 

 




 

Departamento

Repositório

Autenticação