Campos de aplicação dos ensaios in situ

E-mail Print PDF

As escolhas dos tipos de ensaios in situ a adoptar são normalmente condicionadas pelos custos que estes podem acarretar e pela complexidade de processos de funcionamento, facto que por vezes leva a parte interessada a optar por um método de ensaio menos dispendioso, mais rápido e menos complexo. No entanto existe outro factor determinante para escolha do método de ensaio adequado, que é o tipo de solo em que se vai trabalhar e os parâmetros pretendidos.

Cada ensaio tem de ser o indicado para o tipo de solo em estudo de forma a obter os parâmetros pretendidos com menor erro e maior fiabilidade possível. Em situações em que um único ensaio não é suficiente recorre-se a combinação de ensaios e a correlação de parâmetros.

Pelo quadro 1 é possível observar os campos de aplicação para cada ensaio in situ e o seu potêncial de aplicação que vai desde alto a inapropriado, é possível ainda deduzir que a maior parte dos ensaios pode ser utilizada em argilas e sile com alto grau de aplicação, e para o cascalho apenas os ensaios DPs, SPT e PMT pode ser ultizado com grau de aplicação moderado. Pode-se dizer ainda que o FVT um o método de ensaio apenas útil no estudo de solos argilosos, principalmente argilas moles.

Quadro 1- Campos de aplicação dos ensaios in situ

Tipo de solo