Equipamentos

E-mail Print PDF

Equipamentos

O equipamento de ensaio é constituído por uma palheta ou pá ou molinete de secção cruciforme, uma camisa de protecção do molinete, um conjunto de varas duplas – as exteriores para posicionamento e protecção e as interiores para transmitirem, desde a superfície até à palheta, o movimento de rotação - e um dispositivo de medição de forças.

  • Palheta de secção cruciforme, com as pás perpendiculares intermutáveis respeitando uma relação altura diâmetro igual a 2  (H=2D).

Molinete

        Figura 1 - Palheta de secçao cruciforme

 

  • Vara de posicionamento, adequada para suportar as forças torsionais a aplicar no decurso do ensaio.
  • Dispositivo para aplicação e determinação das forças de torque. No seu interior, tem uma caixa de velocidades de dupla engrenagem, (para desmultiplicar a força), ligada à mola de secção rectangular e esta por sua vez ligada à haste de transmissão.


Molinete2

 Figura 2 - Dispositivo para aplicação e determinação de forças de torque

 

  • Sistema de leitura: este mede a deformação da mola que é directamente proporcional às forças e momentos aplicados, conforme as características da mola. Cada aparelho tem uma recta de calibração que relaciona o valor da leitura com o momento torsor e a resistência ao corte. O registo das diferentes leituras deverá ser efectuado em boletim próprio.


Molinete3

 Figura 3 - Sistema de Leitura

O vane-borer H10 é constituído por um trem de varas duplas, acoplado um dispositivo protector da palheta (torpedo), que protege o molinete durante a sua cravação e a realização do ensaio, permitindo que este se realize a profundidades na ordem dos 30 m.


Molinete4

 Fiigura 4 - Corpo do torpedo e molinete

Os molinetes do tipo Vane-borer podem ser cravados (push-in) no terreno, desde a superfície ou a partir de um furo de sondagem. O momento torsor imprimido às varas e molinete, é feito através de manivela ou de um motor eléctrico ambos acopláveis ao dispositivo à superfície.  

O torpedo, limpa automaticamente a palheta quando esta recolhe no interior da sua sapata, e antes deste ser cravado até nova profundidade de ensaio.

molinete5

 Figura 5 - Molinetes do tipo Vane Borer

 

Tabela 1 - Informação das dimensões do equipamento utilizado

Relação H/D

2

Dimensões

Máximas D x H = 100 mm x 200 mm

Mínimas D x H = 40 mm x 80 mm

Diâmetro de vara junto ao molinete

<16 mm

Espessura das lâminas

0,8 mm a 3 mm

Diâmetro das varas de extensão

>20 mm



 


 

Departamento

Repositório

Autenticação