Parâmetros Geotécnicos

E-mail Print PDF

Parâmetros Geotécnicos

Para a interpretação do ensaio admite-se que a tensão de cisalhamento máximo (pico) é igual à coesão não drenada e está uniformemente repartida sobre a superfície definida pelo molinete.

Usam-se dados tirados directamente dos ensaios para determinar a resistência ao corte que são a força de torque e a área de corte. Assim, a resistência de corte é calculada com esta fórmula:  Su = T/k, em que T é a torsão máxima aplicada e k é uma constante que varia conforme o tamanho e forma do molinete.

 

Imagem9

Seguindo a recomendação da norma e para molinetes rectangulares com relação altura/diâmetro igual a 2 e tendo em conta um esforço de corte uniforme tem-se que Su=0.27T/D3, em que D é o diâmetro do molinete.

A sensibilidade de um terreno coesivo saturado vem definida pela relação: Su= Su max/Su residual, em que Su max é a resistência de pico do ensaio enquanto Su residual é a resistência residual do ensaio (ou resistência minima).

É de salientar que em solos argilosos moles a tensão de corte é igual à força coesiva enquanto que em siltes é nula porque não existe força coesiva em solos siltosos.

Correcção dos resultados:

Tendo em consideração que o ensaio de corte rotativo solicita aos solos velocidades de corte muito superiores às associadas à construção das obras, procede-se à correcção deste efeito por via de um ajuste empírico, utilizando-se a proposta de Bjerrum (1973) e de Larsson et al. (1984), para argilas normalmente consolidadas. Estas correcções são baseadas no índice de plasticidade (Ip)e limite de plasticidade (WL) respectivamente, e resultaram da observação de inúmeros casos de obra e é utilizado o índice de correcção µ e é dado por: Cu= µ x Cu pico

Imagem10

 

É também possível estimar o OCR de forma moderada/limitada a partir dos resultados do FVT. A história tensional de solo argiloso influi de um modo complexo com Cu estimado a partir de FVT. Uma relação entre a resistência ao corte normalizada, IP e o grau de sobreconsolidação (OCR) é apresentada na figura seguinte. É no entanto importante referir que a estimação do OCR a partir destes resultados é pouco razoável. 

Imagem11


 

Departamento

Repositório

Autenticação