Teorias e Princípios

Os ensaios in situ têm uma grande importância para a determinação das propriedades geotécnicas dos materiais. A partir deste são medidos os parâmetros que determinam o comportamento geomecânico dos terrenos, como a resistência, a deformabilidade, a permeabilidade, etc.

O ensaio de penetração estática, o CPT (cone penetration test), mede continuamente a reacção do solo durante a penetração contínua de uma ponta cónica medindo os seguintes parâmetros: a resistência de ponta (qc) e o atrito lateral (fs). inclinação, ect.

A instalação de um sensor adicional da pressão intersticial constitui um equipamento denominado piezocone (CPTu), que mede também qc e fs, regista a pressões intersticial, o que são gerados durante a elevação: também se pode instalar sensores adicionais de temperatura.

O ensaio de penetração estática consiste na elevação de um solo numa ponta cónica a pressão e a velocidade constante medição de esforços necessários para a penetração do cone, qc, se se usar um cone do tipo móvel pode-se medir o atrito lateral local, fs, e no caso de se utilizar um piozocone registar-se-á também a pressão intersticial que se vai gerando durante a elevação. Os parâmetros medidos durante o ensaio são: qc, fs e u.

Os ensaios de penetração estática realizar-se-á em solos granulares e em solos coesivos de consistência baixa. A presença de blocos, conglomerados, brechas e solos cimentados produzem danos nos equipamentos. Estes ensaios utilizam-se para o cálculo de fundações e proporcionam informação contínua do terreno ensaiado. A partir dos dados obtidos pode-se estabelecer correlação com outros parâmetros geotécnicos, alguns dos cálculos são:
  • Ângulo de atrito interno embora não exista uma relação simples e geral, é dada na orientação.
  • Módulo de young, E.