Equipamentos

E-mail Print PDF

A execução do ensaio necessita do seguinte equipamento:

  •  Máquina de perfuração e conjunto de varas de posicionamento.
  •  Equipamento PMT:

         - Sonda pressiométrica

         - Unidade de controlo

         - Fonte de pressão

         - Tubos de ligação entre a unidade de controlo e a sonda pressiométrica.


Máquina de perfuração

Na execução deste ensaio a sonda é introduzida num furo de sondagem, previamente aberto por intermédio de um trado mecânico helicoidal (Figura 1). É necessário ter em conta que de modo a garantir a qualidade dos resultados se cumpre a recomendação da relação entre o diâmetro do furo (Øf = 66 mm) e diâmetro da sonda (Øs = 58 mm) de Øfs=1,15.

Imagem_4.1_-_Processo_de_pr-furao

Figura 1 – Processo de pré-furação

 

 

Equipamento PMT

O equipamento mais utilizado corresponde a um pressiómetro Ménard tipo G, constituído por três unidades principais: uma sonda pressiométrica, uma unidade de controlo de pressão/volume e uma unidade de pressurização (Figura 2).


Imagem_4.2

Figura 2 – Pressiómetro de Ménard


A unidade de pressurização consistem numa garrafa de nitrogénio à qual se encontra acoplado um manómetro redutor.

A unidade de controlo pressão/volume (CVP) é composta por uma série de elementos que permitem a monitorização e pressurização regulada da sonda, bem como a medição da consequente deformação da parede da cavidade por intermédio de uma bureta graduada de precisão (Figura 3 e Tabela 1).


Imagem_4.3

Figura 3 – Unidade de controlo pressão/volume

 

Tabela 1 - Legenda das válvulas e manómetros existentes na unidade de controlo pressão/volume

Tabela_4.1_-_Legenda_das_vlvulas_e_manmetros_existentes_na_unidade_de_controlo_presso-volume

A sonda é constituída por um corpo de aço contido numa membrana flexível e impermeável, no interior da qual se encontram três unidades independentes: a célula central ou de medição, e duas células de guarda (Figura 4 e Figura 5). A função destas é garantir na zona central condições próximas da deformação plana que facilitem a interpretação dos resultados. Já zona central é envolvida por uma membrana de borracha, a qual fica sujeita à pressurização por água proveniente da unidade de controlo de volume (bureta graduada – volumímetro), que é por sua vez revestida por uma outra membrana exterior que se estende até aos extremos da sonda cuja pressurização é feita por nitrogénio.


Imagem_4.4_-_Pormenor_da_sonda_e_dos_seus_constituintes

Figura 4 – Pormenor da sonda e dos seus constituintes

 


Imagem_4.5_-_Sonda_pressiomtrica

Figura 5 – Sonda presiométrica


A tubagem coaxial é o elemento de ligação entre a sonda e a unidade de controlo pressão-volume, necessário para permitir a troca de ar e de água entre os dois elementos.

 

Departamento

Repositório

Autenticação