Equipamentos

E-mail Print PDF

Equipamentos

 

O equipamento de ensaio é constituído por uma placa de secção habitualmente circular (diâmetros mais habituais: 30cm, 60 cm e 90 cm), uma célula de carga com dispositivo de medição da carga aplicada, um sistema composto por defléctometros e barras de posicionamento para medição dos assentamentos e um mecanismo de reacção que possibilite a aplicação das cargas de ensaio. Os diversos componentes do equipamento de ensaio são apresentados na figura 1. 

 

 

1. Placa de aço.  

 

placa de ao1

2. Cilindro hidráulico ligado por dois cabos hidráulicos á bomba hidráulica.

 

 

3. Manómetro da bomba hidráulica.

 

 

4. Estrutura de reacção - camiões de grande porte ou qualquerunidade de grande tonelagem, de cargas e taras previamente definidas.

 

 5. Estrutura de referência - três vigas metálicas que se dispõem a 120°, centradas com a placa e apoiadas em pontos suficientemente afastados da placa e de todas os pontos de apoio da estrutura de reacção).

 estrutura de referencia

 

6. Transdutores - Aparelhos de medição dos deslocamentos verticais, com precisão de 0,01 mm e curso máximo de 50 mm, equidistantes.

7. Suportes dos transdutores apoiados na estrutura de referência.

 

 

8. Entre o macaco e a estrutura de reacção são colocadas duas “bases” metálicas que encaixam uma na outra, que funcionam como uma rótula, eliminando eventuais excentricidades da estrutura de carga.

macaco e estrutura_1

 

 Em caso de ensaiode duração prolongada, devem ser tomadas medidas para proteger os instrumentos de medida e de qualquer preturbação que prejudique a qualidade das medições.

     

    Departamento

    Repositório

    Autenticação