Parâmetros Geotécnicos

E-mail Print PDF

Parâmetros Geotécnicos

Módulo de deformabilidade

A teoria de elasticidade fornece uma solução para o cálculo do assentamento verificado em consequência da aplicação de uma carga sobre um terreno com propriedades elásticas definidas pelos parâmetros E e ν (módulo de deformabilidade e coeficiente de Poisson, respectivamente). Essa solução pode ser traduzida pela seguinte expressão:

 E = Δp D (1-ν2) Cd Cz/ Ds                                                           (1)

em que Δp representa o incremento de carga, D o diâmetro da placa, Ds o assentamento correspondente ao incremento de carga, Cd um coeficiente que depende da forma e rigidez da placa (0,79 para placas circulares rígidas) e Cz um factor de profundidade. O factor Cz toma o valor de 1 para ensaios realizados à superfície e para outras profundidades pode ser avaliado de acordo com a figura abaixo. Note-se que o factor só deverá ser aplicado quando a distância entre a parede vertical mais próxima e o bordo da placa for inferior a 1,5 vezes o seu raio, r.

cz

Coeficiente de Poisson

Tipo de material

v

Granulares

0,2 – 0,3

Argilosos

0,5

Os resultados podem também ser apresentados sob a forma de coeficiente de balastro ou de Winkler (Ksl), que se define como o assentamento (Δs) de um elemento de fundação de dimensão unitária sujeito a um acréscimo de pressão unitária (Δp), conforme expressão 2:

Ksl = Δp / Δs    (kN / m3)                                                     (2)

 

Resistência não drenada

Para além do módulo de deformabilidade (E) ou do coeficiente de Balastro (K) que são a forma mais corrente de apresentação de resultados do ensaio (conforme definido no item Parâmetros de ensaio), no caso de ensaios realizados em terrenos argilosos em que a carga aplicada seja suficiente para atingir a rotura do solo localizado sob a placa, pode também ser avaliada a resistência não drenada, com base nas teorias de capacidade de carga:

    qu = Nc Su + γz

 em qu representa a capacidade de carga última,  Nc o factor de capacidade de carga,  Su a resistência ao corte não drenada e γz a tensão vertical total in situ (σv0). Para resolver esta equação é necessário assumir o valor de qu como o valor correspondente a 15% da deformação normalizada (Cestare,1990), que se traduz pelo valor de 0,15 da relação entre a deformação e o diâmetro da placa. Nestas condições e para ter em conta a resistência ao corte mobilizada na superfície lateral da placa, o valor de Nc vem igual a 9,6. Deste modo, a expressão anterior resulta em:

          Su = [qu (15%) - σv0] / 9,6    

 

Controlo de Compactação

É uma relação dos parâmetros geotécnicos, este factor depende do módulo de deformabilidade antes da descarga (Ev1) e do módulo de deformabilidade depois da descarga (Ev2) e é dado por:

K = Ev2/Ev1

Se:  
<1,3 – Bom
1,3 – 2 – Razoável
>2 – Mal compactado

 

 
 

Departamento

Repositório

Autenticação