Equipamentos

No equipamento deste ensaio constam: um amostrador, um conjunto de varas de aço, um martelo e um dispositivo de elevação e destravamento.

Amostrador:

Este elemento é constituído por uma cabeça, uma parte central e uma boca, como mostra a figura. Todo ele é aço indeformável. O seu comprimento nunca deverá ser inferior a 450 mm. Na parte superior da boca é enroscada o conjunto de varas que estabelecem a ligação até à superfície do terreno. O peso  do amostrador ronda os 6,8 kg.

Amostrador

Figura 1 - Amostrador

Varas:

As varas são de aço maciço, apresentam diâmetros entre os 40 e 60mm. É na vara superior que se fixa um batente sobre o qual o martelo irá cair.

Varas

Figura 2 - Varas

Dispositivo de queda:

Este é constituído por três partes: Batente, martelo e sistema de elevação do martelo.

•  Batente é de aço maciço e necessita de uma superfície lisa (para garantir a transferência total de energia que chega do martelo e se transmite às varas, e por consequência ao amostrador);
  •  Martelo ou pilão, tem uma massa de, aproximadamente, 63,5 ± 0,5 kg;
  •  Sistema de elevação do martelo eleva o martelo até uma altura de 760 ± 10 mm. Após atingir a esta altura, o martelo cai em queda livre (ISSO 22476-3; EC-7 Part 3).

Dispositivo_de_queda2

Figura 3 - Dispositivo de queda

A figura 4, representa esquematicamente o lay-out do ensaio SPT.

lay.out_do_ensaio_SPT

Figura 4 - Lay-out do ensaio SPT